GARRA PARA DRAGAGEM
Um dos maiores problemas ambientais enfrentados pelo Brasil é o acúmulo de sedimentos (areia, terra e rochas) e lixo, entre outros materiais no leito de caminhos d’água como rios, lagoas e mares, levados por ações naturais como chuva e vento ou pela interferência humana no ambiente. A deposição destes materiais torna os canais mais rasos, impedindo a movimentação de navios e barcos de grande porte e interferindo diretamente nas operações portuárias. A melhor solução para este tipo de problema é recorrer a dragagem, processo que consiste na remoção dos sedimentos, mantendo a profundidade dos canais e permitindo o fluxo de navios e barcos.
Existem distintos processos de dragagem que dependem do tipo de sedimento a ser removido. Para cada um deles, é utilizada uma garra para dragagem específica que efetua o manuseio e o transporte material dragado com segurança e eficiência.
TIPOS DE DRAGAGEM
- Manutenção: Garante a profundidade local do canal que é reduzida gradativamente devido aos processos naturais, permitindo a navegação sem riscos.
- Aprofundamento/ Escavação: Muito utilizada no setor portuário, removendo sedimentos que interfiram no fluxo de navios com maiores calados, necessitando de maiores profundidades para a navegação.
- Recuperação Ambiental: Tem como objetivo maior a remoção de lixo e materiais que possam contaminar os canais
- Mineração: Visa a remoção de minerais com alto valor econômico.
GARRA PARA DRAGAGEM VERSTEGEN
A Verstegen possui uma longa história na fabricação de garras para operações subaquáticas, desenvolvendo variados modelos de garra para dragagem para os diversos tipos de operações.
Para operações subaquáticas, a Verstegen oferece uma garra para dragagem de manutenção (principalmente lodo e lama) e outra para operações de escavação (argila e camadas de solo duro). A garra para dragagem Verstegen está disponível em versões de dois ou de quatro cabos.
Para operações de escavação, a garra para dragagem Verstegen possui conchas lisas em seu interior, sem transições abruptas, minimizando a resistência durante a escavação no fundo e facilitando o descarregamento de materiais pegajosos como lama e argila.
As partes inferiores da garra para dragagem podem ser entregues com os lábios de contato possuindo dentes ou não. Para a remoção de camadas duras e materiais de difícil penetração, os lábios com dentes são recomendados. Existem também lábios inferiores com dentes removíveis ou intercambiáveis e lábios com dentes permanentes (cortados nos lábios inferiores). Os dentes permanentes (cortados nos lábios inferiores) são muito adequados para camadas de materiais extremamente duros.
0 comentários